Simulados de Matemática BNCC – 5º ano: estruturados por habilidade (com gabarito)

 

Simulados de Matemática BNCC – 5º ano estruturados por habilidade (com gabarito)

Por que usar simulados por habilidade

A vantagem é simples: você mapeia o que cada aluno já domina e o que precisa de reforço, alinhado às habilidades da BNCC. Planejamento fica objetivo, sem adivinhação — treino certo no alvo. Esse formato é defendido por quem organiza coleções de simulados por habilidade e por materiais públicos que estruturam atividades por objetivos de aprendizagem.

O que você encontra no material

  • Numeração e operações (EF05MA01, EF05MA07): leitura/ordem de números naturais; problemas de adição e subtração contextualizados. 

  • Números racionais (EF05MA05): frações e decimais na reta numérica, comparação e ordenação. 

  • Grandezas e medidas: tempo, comprimento, massa e volume em situações do cotidiano (conversões simples). 

  • Geometria: ângulos, polígonos, simetria e perímetro em figuras planas. 

  • Tratamento da informação: leitura de tabelas e gráficos (barras, setores) e interpretação. 

Cada bloco vem com questões objetivas, itens abertos curtos e gabarito, para correção rápida e registro de acertos por habilidade.

Quer mais ideias como essa? Visite também o nosso blog parceiro Baú Pedagógico, onde você encontra recursos educativos prontos, com apoio visual, personagens e sugestões alinhadas à BNCC.

📲 Continue nos acompanhando nas redes sociais para receber dicas práticas, arquivos gratuitos e ideias pedagógicas criativas!

👉 E se você ainda não conhece, visite também o nosso blog parceiro: Baú Pedagógico. Lá, você encontra mais ideias incríveis, tudo pensado para pais e professores que desejam transformar a aprendizagem em um momento prazeroso e cheio de descobertas.

📱 Acompanhe também o nosso trabalho nas redes sociais:

Clique nos links abaixo para fazer o download das atividades

Tema 1: Escrever números racionais em diferentes representações ou associá-los ao registro em língua materna.

Tema 1: Escrever números racionais em diferentes representações ou associá-los ao registro em língua materna. II

Tema 1: Escrever números racionais em diferentes representações ou associá-los ao registro em língua materna.III

Tema 1: Escrever números racionais em diferentes representações ou associá-los ao registro em língua materna. IV

Tema 1: Escrever números racionais em diferentes representações ou associá-los ao registro em língua materna. V

Tema 1: Escrever números racionais em diferentes representações ou associá-los ao registro em língua materna.VI

Tema 2: Reconhecer o valor posicional (ou valor relativo) em um número natural de até 6 ordens.

Tema 2: Reconhecer o valor posicional (ou valor relativo) em um número natural de até 6 ordens. II

Tema 2: Reconhecer o valor posicional (ou valor relativo) em um número natural de até 6 ordens.III

Tema 2: Reconhecer o valor posicional (ou valor relativo) em um número natural de até 6 ordens. IV

Tema 2: Reconhecer o valor posicional (ou valor relativo) em um número natural de até 6 ordens. V

Tema 2: Reconhecer o valor posicional (ou valor relativo) em um número natural de até 6 ordens. VI

Tema 3: Comparar ou ordenar números racionais (naturais de até 6 ordens, frações decimais e números decimais com
até 3 casas decimais – milésimos), com ou sem suporte da reta numérica.

Tema 3: Comparar ou ordenar números racionais (naturais de até 6 ordens, frações decimais e números decimais com
até 3 casas decimais – milésimos), com ou sem suporte da reta numérica.II

Tema 3: Comparar ou ordenar números racionais (naturais de até 6 ordens, frações decimais e números decimais com
até 3 casas decimais – milésimos), com ou sem suporte da reta numérica.III

Tema 3: Comparar ou ordenar números racionais (naturais de até 6 ordens, frações decimais e números decimais com
até 3 casas decimais – milésimos), com ou sem suporte da reta numérica.IV

Tema 3: Comparar ou ordenar números racionais (naturais de até 6 ordens, frações decimais e números decimais com
até 3 casas decimais – milésimos), com ou sem suporte da reta numérica.V

Tema 3: Comparar ou ordenar números racionais (naturais de até 6 ordens, frações decimais e números decimais com
até 3 casas decimais – milésimos), com ou sem suporte da reta numérica. VI

Tema 3: Compor ou decompor números naturais de até 6 ordens na forma aditiva, ou em suas ordens, ou em adições e
multiplicações.

Tema 3: Compor ou decompor números naturais de até 6 ordens na forma aditiva, ou em suas ordens, ou em adições e
multiplicações.II

Tema 3: Compor ou decompor números naturais de até 6 ordens na forma aditiva, ou em suas ordens, ou em adições e
multiplicações.III

Tema 3: Compor ou decompor números naturais de até 6 ordens na forma aditiva, ou em suas ordens, ou em adições e
multiplicações.IV

Tema 3: Compor ou decompor números naturais de até 6 ordens na forma aditiva, ou em suas ordens, ou em adições e
multiplicações.V

Tema 3: Compor ou decompor números naturais de até 6 ordens na forma aditiva, ou em suas ordens, ou em adições e
multiplicações.VI

Tema 3: Calcular o resultado de adições ou subtrações envolvendo números naturais de até 6 ordens.

Tema 3: Calcular o resultado de adições ou subtrações envolvendo números naturais de até 6 ordens.II

Tema 3: Calcular o resultado de adições ou subtrações envolvendo números naturais de até 6 ordens.III

Tema 3: Calcular o resultado de adições ou subtrações envolvendo números naturais de até 6 ordens.IV

Tema 3: Calcular o resultado de adições ou subtrações envolvendo números naturais de até 6 ordens.V

Tema 3: Calcular o resultado de adições ou subtrações envolvendo números naturais de até 6 ordens.VI

Tema 3: Calcular o resultado de multiplicações ou divisões envolvendo números naturais de até 6 ordens.

Tema 3: Calcular o resultado de multiplicações ou divisões envolvendo números naturais de até 6 ordens.II

Tema 3: Calcular o resultado de multiplicações ou divisões envolvendo números naturais de até 6 ordens.III

Tema 3: Calcular o resultado de multiplicações ou divisões envolvendo números naturais de até 6 ordens.IV

Tema 3: Calcular o resultado de multiplicações ou divisões envolvendo números naturais de até 6 ordens.V

Tema 3: Calcular o resultado de multiplicações ou divisões envolvendo números naturais de até 6 ordens.VI

Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural de até 6 ordens por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias
de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.

Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural de até 6 ordens por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias
de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.II

Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural de até 6 ordens por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias
de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.III

Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural de até 6 ordens por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias
de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.IV

Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural de até 6 ordens por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias
de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.V

Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural de até 6 ordens por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias
de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.VI

Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural de até 6 ordens por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias
de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.VII

Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural de até 6 ordens por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias
de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.VIII

Representar frações menores ou maiores que a unidade (por meio de representações pictóricas) ou associar frações a
representações pictóricas. Primeira parte

Representar frações menores ou maiores que a unidade (por meio de representações pictóricas) ou associar frações a
representações pictóricas. Segunda parte

Representar frações menores ou maiores que a unidade (por meio de representações pictóricas) ou associar frações a
representações pictóricas.II

Representar frações menores ou maiores que a unidade (por meio de representações pictóricas) ou associar frações a
representações pictóricas.III

Representar frações menores ou maiores que a unidade (por meio de representações pictóricas) ou associar frações a
representações pictóricas. IV

Representar frações menores ou maiores que a unidade (por meio de representações pictóricas) ou associar frações a
representações pictóricas.V

Representar frações menores ou maiores que a unidade (por meio de representações pictóricas) ou associar frações a
representações pictóricas.

Identificar e obter frações equivalentes.

Identificar e obter frações equivalentes.II

Identificar e obter frações equivalentes.III

Identificar e obter frações equivalentes.IV

Identificar e obter frações equivalentes.V

Identificar e obter frações equivalentes.VI

Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números naturais de até 6 ordens.

Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números naturais de até 6 ordens.II

Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números naturais de até 6 ordens.III

Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números naturais de até 6 ordens.IV

Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números naturais de até 6 ordens.V

Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números naturais de até 6 ordens.VI

Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números naturais de até 6 ordens, com os significados
de adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição equitativa e medida), proporcionalidade ou
disposição retangular.

Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números naturais de até 6 ordens, com os significados
de adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição equitativa e medida), proporcionalidade ou
disposição retangular.II

Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números naturais de até 6 ordens, com os significados
de adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição equitativa e medida), proporcionalidade ou
disposição retangular.III

Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números naturais de até 6 ordens, com os significados
de adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição equitativa e medida), proporcionalidade ou
disposição retangular.IV

Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números naturais de até 6 ordens, com os significados
de adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição equitativa e medida), proporcionalidade ou
disposição retangular.V

Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números naturais de até 6 ordens, com os significados
de adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição equitativa e medida), proporcionalidade ou
disposição retangular.VI

Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números racionais apenas na sua representação decimal.

Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números racionais apenas na sua representação decimal.II

Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números racionais apenas na sua representação decimal.III

Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números racionais apenas na sua representação decimal.IV

Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números racionais apenas na sua representação decimal.V

Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números racionais apenas na sua representação decimal.VI

Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números racionais apenas na sua representação
decimal, com os significados de adição de parcelas iguais, configuração retangular ou proporcionalidade.

Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números racionais apenas na sua representação
decimal, com os significados de adição de parcelas iguais, configuração retangular ou proporcionalidade.II

Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números racionais apenas na sua representação
decimal, com os significados de adição de parcelas iguais, configuração retangular ou proporcionalidade.III

Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números racionais apenas na sua representação
decimal, com os significados de adição de parcelas iguais, configuração retangular ou proporcionalidade.IV

Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números racionais apenas na sua representação
decimal, com os significados de adição de parcelas iguais, configuração retangular ou proporcionalidade.V

Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números racionais apenas na sua representação
decimal, com os significados de adição de parcelas iguais, configuração retangular ou proporcionalidade.VI

Resolver problemas que envolvam fração como resultado de uma divisão (quociente).

Resolver problemas que envolvam fração como resultado de uma divisão (quociente).II

Resolver problemas que envolvam fração como resultado de uma divisão (quociente).III

Resolver problemas que envolvam fração como resultado de uma divisão (quociente).IV

Resolver problemas que envolvam fração como resultado de uma divisão (quociente).V

Resolver problemas que envolvam fração como resultado de uma divisão (quociente).VI

Resolver problemas simples de contagem (combinatória).

Resolver problemas simples de contagem (combinatória).II

Resolver problemas simples de contagem (combinatória).III

Resolver problemas simples de contagem (combinatória).IV

Resolver problemas simples de contagem (combinatória).V

Resolver problemas simples de contagem (combinatória).VI

Resolver problemas que envolvam 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, associando essas representações às frações.

Resolver problemas que envolvam 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, associando essas representações às frações.II

Resolver problemas que envolvam 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, associando essas representações às frações.III

Resolver problemas que envolvam 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, associando essas representações às frações.IV

Resolver problemas que envolvam 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, associando essas representações às frações.V

Resolver problemas que envolvam 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, associando essas representações às frações.VI

Fonte: plataformastech

Postagens mais visitadas deste blog

COLETÂNEA DE DRIVES COM PDFS GRATUITOS

Simulados de Matemática – 5º Ano com Gabarito e Arquivo Editável (BNCC)

Simulados de Português 3º Ano em PDF com Gabarito – Ensino Fundamental