Como Utilizar o Filme "Donald no País da Matemágica" em Aulas Interdisciplinares de Artes e Matemática com BNCC

 


Como Utilizar o Filme "Donald no País da Matemágica" em Aulas Interdisciplinares de Artes e Matemática


Donald no País da Matemágica é um curta-metragem de animação da Disney lançado em 26 de junho de 1959 e dirigido por Hamilton Luske. Com 27 minutos de duração, o filme se tornou um dos mais populares e eficazes recursos educativos já criados pela Disney, sendo até indicado ao Oscar de Melhor Curta-Documentário. Neste filme, o Pato Donald embarca em uma aventura mágica que o leva a explorar o fascinante mundo da matemática de maneira divertida e surpreendente. Vamos explorar como esse filme pode ser utilizado em sala de aula para ensinar matemática e artes de forma interdisciplinar e engajante.

Assista ao filme completo aqui: Donald no País da Matemágica.

Sinopse do Filme

O Pato Donald, segurando um rifle de caça, atravessa uma porta mágica e descobre que entrou em um lugar chamado País da Matemágica. Lá, ele se depara com árvores com raízes quadradas, um rio com correnteza de números e um lápis ambulante que o desafia para um jogo da velha (e vence). Em seguida, Donald conhece "O Verdadeiro Espírito da Aventura", que o guia em sua jornada pelo "País das Maravilhas da Matemática".


Pitágoras e Música

Inicialmente, Donald não se interessa pelo País da Matemágica, considerando a matemática algo para "intelectuais". O Espírito da Aventura, então, sugere uma ligação entre a matemática e a música, explicando que sem a matemática, a música não existiria como conhecemos. Donald aprende sobre as relações pitagóricas entre as oitavas e o comprimento das cordas musicais. Ele é transportado para a Grécia Antiga, onde encontra Pitágoras e seus contemporâneos descobrindo essas relações. Juntos, eles tocam músicas usando diferentes instrumentos, mostrando que a música de hoje tem suas raízes na matemática de Pitágoras.


O Pentagrama, a Regra de Ouro, e o Retângulo de Ouro

Após apertar a mão de Pitágoras, Donald encontra na palma de sua mão um pentagrama, símbolo secreto da sociedade pitagórica. O Espírito explica a Donald como a misteriosa regra de ouro aparece no pentagrama e revela que ele contém o segredo para construir o retângulo de ouro, que tem influenciado culturas antigas e modernas em muitos aspectos.

Arquitetura e Arte

O filme explora como o retângulo de ouro aparece em muitos edifícios antigos, como o Parthenon e a Catedral de Notre Dame. Também mostra como pinturas famosas, como a Mona Lisa, e várias esculturas contêm múltiplos retângulos de ouro escondidos. A utilização do retângulo de ouro é vista até na arquitetura moderna, como no prédio da Sede da Organização das Nações Unidas em Nova York.

O Corpo Humano e a Natureza

O Espírito mostra a Donald como o retângulo de ouro e o pentagrama estão relacionados ao corpo humano e à natureza. O corpo humano contém "as proporções ideais" do número áureo; no entanto, Donald, ao tentar encaixar seu próprio corpo nessas proporções, falha e só consegue se encaixar em um pentágono. O filme também revela que o pentagrama e o pentágono podem ser encontrados em muitas flores e animais, como a petúnia, o jasmim estrela, a estrela do mar, a flor de cera, e as conchas do mar.

Jogos

Donald aprende que a matemática se aplica não apenas à natureza, arquitetura e música, mas também a jogos, como xadrez, beisebol, futebol, basquete, amarelinha, e bilhar. Temas do livro "Alice Através do Espelho" de Lewis Carroll estão presentes no cenário do tabuleiro de xadrez, e o Espírito explica que o próprio Carroll era um matemático além de escritor. A cena do jogo de bilhar descreve os cálculos envolvidos no jogo como "sistema de retângulos", mas Donald nunca apreende totalmente como fazer os cálculos sozinho.

Exercícios Mentais

O Espírito propõe a Donald um jogo mental dentro de sua cabeça, mas encontra sua mente desorganizada e confusa, cheia de "ideias antiquadas", "conceitos falsos", "superstições" e "confusão". Após uma "limpeza mental", Donald consegue imaginar formas como círculos e triângulos, descobrindo que isso foi útil em invenções como a roda, o trem, a lupa, a furadeira, a hélice, e o telescópio.

Infinito e o Futuro

Donald descobre que o pentagrama pode ser desenhado infinitamente dentro de si mesmo, mas o Espírito explica que não existe lápis suficientemente apontado, ou papel grande o bastante para fazer desenhos tão pequenos; apenas na mente é possível conceber o infinito. O Espírito conclui que o conhecimento científico e tecnológico é ilimitado e que a chave para desbloquear as portas do futuro é a matemática. No final do filme, Donald reconhece o valor da matemática, e o filme termina com uma citação de Galileu Galilei: "A matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o universo."

Atividades Interdisciplinares para o Ensino Fundamental

O filme oferece inúmeras oportunidades para atividades interdisciplinares. Abaixo estão algumas ideias de atividades para diferentes anos do Ensino Fundamental:

Por Que Utilizar o Filme em Sala de Aula?

Filmes como "Donald no País da Matemágica" são excelentes para capturar a atenção dos alunos e estimular o interesse em temas que muitas vezes são considerados difíceis ou entediantes, como a matemática. Além de apresentar conceitos matemáticos de maneira visual e criativa, o filme também conecta esses conceitos a aplicações práticas nas artes, música, arquitetura e natureza, proporcionando uma experiência de aprendizagem interdisciplinar e integradora.

Atividades Interdisciplinares para o 1º ao 5º Ano

1. Matemática: Reconhecimento de Formas e Conceitos Numéricos

  • Atividade: Identificação de Formas Geométricas e Conceitos Numéricos no Filme

    • Durante a exibição do filme, incentive os alunos a identificar diferentes formas geométricas (triângulos, círculos, quadrados) e números que aparecem nas cenas. Discuta com a turma como essas formas são utilizadas para criar estruturas e padrões.
    • Proponha uma atividade prática em que os alunos desenhem ou construam figuras geométricas observadas, utilizando materiais como papel, palitos de picolé ou massinha de modelar.
  • Habilidades da BNCC:

    • EF01MA06: Identificar, nomear e descrever figuras geométricas planas e espaciais.
    • EF02MA16: Reconhecer atributos de medidas de comprimento, capacidade e massa.

2. Artes: Expressão Artística Através das Formas e Cores

  • Atividade: Criação de Obras Inspiradas no Filme

    • Após assistir ao filme, os alunos podem criar desenhos ou colagens que representem as cenas ou elementos matemáticos que mais chamaram sua atenção, utilizando formas geométricas e cores vibrantes.
    • Discuta como a matemática pode ser vista na arte e como as formas geométricas contribuem para a composição de uma obra.
  • Habilidades da BNCC:

    • EF15AR18: Explorar e utilizar diferentes materiais, instrumentos e técnicas nas criações artísticas.
    • EF15AR22: Explorar as diferentes possibilidades de uso das cores e suas combinações.

Atividades Interdisciplinares para o 6º ao 9º Ano

1. Matemática: Proporcionalidade, Sequência de Fibonacci e Proporção Áurea

  • Atividade: Análise da Proporção Áurea e da Sequência de Fibonacci

    • Após assistir ao filme, peça aos alunos para identificar e explorar a proporção áurea e a sequência de Fibonacci em diversas cenas e objetos apresentados. Utilize réguas e compasso para calcular e desenhar as proporções áureas.
    • Discuta como esses conceitos são aplicados na natureza, na arte e na arquitetura, e proponha uma atividade prática de construção de figuras ou maquetes que utilizem essas proporções.
  • Habilidades da BNCC:

    • EF06MA13: Resolver problemas que envolvam o cálculo de porcentagens e uso de noções de proporcionalidade direta.
    • EF08MA12: Utilizar as noções de razão e proporção para resolver problemas envolvendo grandezas proporcionais.

2. Artes: Análise Estética e Matemática na Arte

  • Atividade: Exploração da Matemática na Arte

    • Divida a turma em grupos e peça que cada grupo escolha uma cena ou elemento do filme para analisar a utilização de princípios matemáticos nas artes visuais, como a proporção áurea, o uso de padrões e simetrias.
    • Os grupos podem apresentar suas análises através de apresentações multimídia ou de uma exposição de trabalhos artísticos criados por eles, utilizando os conceitos discutidos.
  • Habilidades da BNCC:

    • EF69AR23: Analisar e interpretar imagens de obras de arte, refletindo sobre as escolhas estéticas e contextos de produção.
    • EF69AR18: Relacionar conhecimentos de diferentes áreas, utilizando recursos e práticas artísticas para compreender e representar criticamente o mundo.

Conclusão

Utilizar o filme "Donald no País da Matemágica" em uma aula interdisciplinar é uma excelente estratégia para engajar os alunos e aprofundar o aprendizado em Artes e Matemática. As atividades propostas são baseadas em habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ajudam a integrar conceitos matemáticos e artísticos, promovendo uma experiência de aprendizado rica e multifacetada. Experimente estas atividades e veja como elas podem inspirar seus alunos a explorar o fascinante mundo da matemática e das artes!


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