Sequência didática sobre o livro "Menino de Todas as Cores"




 Sequência didática sobre o livro "Menino de Todas as Cores"

  1. Introdução ao livro e autor
  • Apresentar o livro "Menino de Todas as Cores" e seu autor, Luiz Ruffato
  • Fazer uma roda de conversa para conhecer as impressões prévias dos alunos sobre a obra e o tema central (diversidade)
  1. Leitura compartilhada
  • Realizar a leitura compartilhada do livro, pausando em alguns momentos para discutir trechos importantes e estimular a compreensão dos alunos
  • Fazer perguntas para que os alunos reflitam sobre a história, os personagens e as mensagens transmitidas
  1. Análise de personagens
  • Separar a turma em grupos e pedir que cada grupo analise um dos personagens do livro (o menino, a mãe, o pai, o avô, o amigo)
  • Os grupos devem identificar características, sentimentos, ações e fala do personagem, bem como sua importância para a trama
  1. Explorando a diversidade
  • Realizar uma roda de conversa para discutir a diversidade presente no livro (raça, cultura, classe social, gênero) e como ela é retratada
  • Propor atividades de pesquisa sobre diferentes culturas e tradições presentes na história, como o carnaval e a culinária mineira
  1. Produção de texto
  • Propor que os alunos escrevam um texto sobre a importância da diversidade e da convivência pacífica entre pessoas de diferentes origens e culturas
  • Estimular a reflexão sobre a mensagem do livro e como ela pode ser aplicada no cotidiano
  1. Encerramento
  • Realizar uma última roda de conversa para recapitular os principais pontos abordados durante a sequência didática
  • Incentivar os alunos a compartilhar suas reflexões e aprendizados com a turma.

ME SIGA NO INSTAGRAM: @PROF.TATI.SIMOES

Participe do nosso grupo no Telegram é gratuito, clique aqui!

Postagens mais visitadas deste blog

Filme MEU MALVADO FAVORITO 4 assista GRATUITAMENTE no drive.

Simulados de Matemática – 5º Ano com Gabarito e Arquivo Editável (BNCC)