Sequência didática sobre o livro "Menino de Todas as Cores"
Sequência didática sobre o livro "Menino de Todas as Cores"
- Introdução ao livro e autor
- Apresentar o livro "Menino de Todas as Cores" e seu autor, Luiz Ruffato
- Fazer uma roda de conversa para conhecer as impressões prévias dos alunos sobre a obra e o tema central (diversidade)
- Leitura compartilhada
- Realizar a leitura compartilhada do livro, pausando em alguns momentos para discutir trechos importantes e estimular a compreensão dos alunos
- Fazer perguntas para que os alunos reflitam sobre a história, os personagens e as mensagens transmitidas
- Análise de personagens
- Separar a turma em grupos e pedir que cada grupo analise um dos personagens do livro (o menino, a mãe, o pai, o avô, o amigo)
- Os grupos devem identificar características, sentimentos, ações e fala do personagem, bem como sua importância para a trama
- Explorando a diversidade
- Realizar uma roda de conversa para discutir a diversidade presente no livro (raça, cultura, classe social, gênero) e como ela é retratada
- Propor atividades de pesquisa sobre diferentes culturas e tradições presentes na história, como o carnaval e a culinária mineira
- Produção de texto
- Propor que os alunos escrevam um texto sobre a importância da diversidade e da convivência pacífica entre pessoas de diferentes origens e culturas
- Estimular a reflexão sobre a mensagem do livro e como ela pode ser aplicada no cotidiano
- Encerramento
- Realizar uma última roda de conversa para recapitular os principais pontos abordados durante a sequência didática
- Incentivar os alunos a compartilhar suas reflexões e aprendizados com a turma.