Planejamento Anual para Maternal 2 - Crianças de 3 e 4 anos
Nesta postagem uma sugestão de planejamento para turma de Maternal 2, idade de 3 a 4 anos.
Planejamento para Maternal 2
1ª ETAPA: ABRIL , MAIO, JUNHO E JULHO
ABRIL
IDENTIDADE E AUTONOMIA | · SOCIALIZAÇÃO/COMBINADOS · REGRAS DE CONVIVÊNCIA |
MOVIMENTO | · EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES E RITMOS CORPORAIS, POR MEIO DE GESTOS E POSTURA. |
MÚSICA | · EXPLORAÇÃO, EXPRESSÃO E PRODUÇÃO DO SILENCIO E DE SONS. |
ARTES VISUAIS | · EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS. |
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | · USO DA LINGUAGEM ORAL NA COMUNICAÇÃO. · EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES ATRAVÉS DA LINGUAGEM. |
NATUREZA E SOCIEDADE | · MEIO AMBIENTE: NATUREZA · TRADIÇÕES CULTURAIS |
MATEMÁTICA | · NOÇÕES DE QUANTIDADE. · CONTAGEM ORAL |
MAIO
IDENTIDADE E AUTONOMIA | · SOCIALIZAÇÃO/COMBINADOS · REGRAS DE CONVIVÊNCIA |
MOVIMENTO | · EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES E RITMOS CORPORAIS, POR MEIO DE GESTOS E POSTURA. |
MÚSICA | · EXPLORAÇÃO, EXPRESSÃO E PRODUÇÃO DO SILENCIO E DE SONS. |
ARTES VISUAIS | · EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS. |
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | · USO DA LINGUAGEM ORAL NA COMUNICAÇÃO. · EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES ATRAVÉS DA LINGUAGEM. |
NATUREZA E SOCIEDADE | · MEIO AMBIENTE: NATUREZA · TRADIÇÕES CULTURAIS |
MATEMÁTICA | · NOÇÕES DE QUANTIDADE. · CONTAGEM ORAL |
JUNHO
IDENTIDADE E AUTONOMIA | · COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DE DESEJOS. · USO DO SEU CORPO/PARTES DO CORPO. |
MOVIMENTO | · RECONHECIMENTO DE ELEMENTOS DO SEU CORPO, CRIAÇÃO DE MOVIMENTOS CORPORAIS. |
MÚSICA | · BRINCADEIRAS CANTADAS/JOGOS RÍTMICOS |
ARTES VISUAIS | · EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS. |
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | · OBSERVAÇÃO E MANUSEIO DE MATERIAIS IMPRESSOS. |
NATUREZA E SOCIEDADE | · TRADIÇÕES CULTURAIS |
MATEMÁTICA | · CONTAGEM ORAL |
JULHO
IDENTIDADE E AUTONOMIA | · COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DE DESEJOS. · USO DO SEU CORPO/PARTES DO CORPO. |
MOVIMENTO | · RECONHECIMENTO DE ELEMENTOS DO SEU CORPO, CRIAÇÃO DE MOVIMENTOS CORPORAIS. |
MÚSICA | · BRINCADEIRAS CANTADAS/JOGOS RÍTMICOS |
ARTES VISUAIS | · EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS. |
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | · OBSERVAÇÃO E MANUSEIO DE MATERIAIS IMPRESSOS. |
NATUREZA E SOCIEDADE | · TRADIÇÕES CULTURAIS |
MATEMÁTICA | · CONTAGEM ORAL |
2ª ETAPA: AGOSTO E SETEMBRO
AGOSTO
IDENTIDADE E AUTONOMIA | · AUTONOMIA NAS AÇÕES DE HIGIENE · ESCOLHA DE BRINCADEIRAS, OBJETOS E ESPAÇOS. |
MOVIMENTO | · AMPLIAÇÃO PROGRESSIVA DA DESTREZA |
MÚSICA | · BRINCADEIRAS CANTADAS/JOGOS RÍTMICOS |
ARTES VISUAIS | · OBSERVAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE IMAGENS DIVERSAS. |
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | · CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. |
NATUREZA E SOCIEDADE | · TRADIÇÕES CULTURAIS |
MATEMÁTICA | · NOÇÕES DE TAMANHO |
SETEMBRO
IDENTIDADE E AUTONOMIA | · HIGIENE COMUNITÁRIA · BRINCADEIRAS DIVERSAS |
MOVIMENTO | · AMPLIAÇÃO PROGRESSIVA DA DESTREZA |
MÚSICA | · APRECIAÇÃO MÚSICAL |
ARTES VISUAIS | · OBSERVAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE IMAGENS DIVERSAS. |
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | · CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. |
NATUREZA E SOCIEDADE | · MEIO AMBIENTE: ANIMAIS · TRADIÇÕES CULTURAIS |
MATEMÁTICA | · NOÇÕES DE TAMANHO |
3ª ETAPA:OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO
OUTUBRO
IDENTIDADE E AUTONOMIA | · PARTES DO CORPO, FUNÇÕES. |
MOVIMENTO | · HABILIDADES MANUAIS |
MÚSICA | · INTERPRETAÇÃO DE MÚSICAS E CANÇÕES DIVERSAS. |
ARTES VISUAIS | · EXPLORAÇÃO DE MOVIMENTOS GESTUAIS |
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | · USO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS |
NATUREZA E SOCIEDADE | · MEIO AMBIENTE: PLANTAS · TRADIÇÕES CULTURAIS. |
MATEMÁTICA | · LATERALIDADE: EM CIMA, EM BAIXO. |
NOVEMBRO
IDENTIDADE E AUTONOMIA | · SENTIDOS (OUVIR, FALAR, CHEIRAR, TOCAR, SENTIR GOSTO) |
MOVIMENTO | · HABILIDADES MANUAIS |
MÚSICA | · INTERPRETAÇÃO DE MÚSICAS E CANÇÕES DIVERSAS. |
ARTES VISUAIS | · EXPLORAÇÃO DE MOVIMENTOS GESTUAIS |
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | · USO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS |
NATUREZA E SOCIEDADE | · MEIO AMBIENTE: PLANTAS · TRADIÇÕES CULTURAIS. |
MATEMÁTICA | · LATERALIDADE: EM CIMA, EM BAIXO. |
DEZEMBRO
IDENTIDADE E AUTONOMIA | · CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE. |
MOVIMENTO | · HABILIDADES MANUAIS |
MÚSICA | · INTERPRETAÇÃO DE MÚSICAS E CANÇÕES DIVERSAS. |
ARTES VISUAIS | · EXPLORAÇÃO DE MOVIMENTOS GESTUAIS |
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | · USO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS |
NATUREZA E SOCIEDADE | · MEIO AMBIENTE: PLANTAS · TRADIÇÕES CULTURAIS. |
MATEMÁTICA | · LATERALIDADE: EM CIMA, EM BAIXO. |