Planejamento Anual para Maternal 2 - Crianças de 3 e 4 anos
Nesta postagem uma sugestão de planejamento para turma de Maternal 2, idade de 3 a 4 anos.
Planejamento para Maternal 2
1ª ETAPA: ABRIL , MAIO, JUNHO E JULHO
ABRIL
| IDENTIDADE E AUTONOMIA | ·      SOCIALIZAÇÃO/COMBINADOS ·      REGRAS DE CONVIVÊNCIA | 
| MOVIMENTO | ·      EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES E RITMOS CORPORAIS, POR MEIO DE GESTOS E POSTURA. | 
| MÚSICA | ·      EXPLORAÇÃO, EXPRESSÃO E PRODUÇÃO DO SILENCIO E DE SONS. | 
| ARTES VISUAIS | ·      EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS. | 
| LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | ·      USO DA LINGUAGEM ORAL NA COMUNICAÇÃO. ·      EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES ATRAVÉS DA LINGUAGEM. | 
| NATUREZA E SOCIEDADE | ·      MEIO AMBIENTE: NATUREZA ·      TRADIÇÕES CULTURAIS | 
| MATEMÁTICA | ·      NOÇÕES DE QUANTIDADE. ·      CONTAGEM ORAL | 
MAIO
| IDENTIDADE E AUTONOMIA | ·      SOCIALIZAÇÃO/COMBINADOS ·      REGRAS DE CONVIVÊNCIA | 
| MOVIMENTO | ·      EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES E RITMOS CORPORAIS, POR MEIO DE GESTOS E POSTURA. | 
| MÚSICA | ·      EXPLORAÇÃO, EXPRESSÃO E PRODUÇÃO DO SILENCIO E DE SONS. | 
| ARTES VISUAIS | ·      EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS. | 
| LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | ·      USO DA LINGUAGEM ORAL NA COMUNICAÇÃO. ·      EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES ATRAVÉS DA LINGUAGEM. | 
| NATUREZA E SOCIEDADE | ·      MEIO AMBIENTE: NATUREZA ·      TRADIÇÕES CULTURAIS | 
| MATEMÁTICA | ·      NOÇÕES DE QUANTIDADE. ·      CONTAGEM ORAL | 
JUNHO
| IDENTIDADE E AUTONOMIA | ·      COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DE DESEJOS. ·      USO DO SEU CORPO/PARTES DO CORPO. | 
| MOVIMENTO | ·      RECONHECIMENTO DE ELEMENTOS DO SEU CORPO, CRIAÇÃO DE MOVIMENTOS CORPORAIS. | 
| MÚSICA | ·      BRINCADEIRAS CANTADAS/JOGOS RÍTMICOS | 
| ARTES VISUAIS | ·      EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS. | 
| LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | ·      OBSERVAÇÃO E MANUSEIO DE MATERIAIS IMPRESSOS. | 
| NATUREZA E SOCIEDADE | ·      TRADIÇÕES CULTURAIS | 
| MATEMÁTICA | ·      CONTAGEM ORAL | 
JULHO
| IDENTIDADE E AUTONOMIA | ·      COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DE DESEJOS. ·      USO DO SEU CORPO/PARTES DO CORPO. | 
| MOVIMENTO | ·      RECONHECIMENTO DE ELEMENTOS DO SEU CORPO, CRIAÇÃO DE MOVIMENTOS CORPORAIS. | 
| MÚSICA | ·      BRINCADEIRAS CANTADAS/JOGOS RÍTMICOS | 
| ARTES VISUAIS | ·      EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS. | 
| LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | ·      OBSERVAÇÃO E MANUSEIO DE MATERIAIS IMPRESSOS. | 
| NATUREZA E SOCIEDADE | ·      TRADIÇÕES CULTURAIS | 
| MATEMÁTICA | ·      CONTAGEM ORAL | 
2ª ETAPA: AGOSTO E SETEMBRO
AGOSTO
| IDENTIDADE E AUTONOMIA | ·      AUTONOMIA NAS AÇÕES DE HIGIENE ·      ESCOLHA DE BRINCADEIRAS, OBJETOS E ESPAÇOS. | 
| MOVIMENTO | ·      AMPLIAÇÃO PROGRESSIVA DA DESTREZA | 
| MÚSICA | ·      BRINCADEIRAS CANTADAS/JOGOS RÍTMICOS | 
| ARTES VISUAIS | ·      OBSERVAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE IMAGENS DIVERSAS. | 
| LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | ·      CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. | 
| NATUREZA E SOCIEDADE | ·      TRADIÇÕES CULTURAIS | 
| MATEMÁTICA | ·      NOÇÕES DE TAMANHO | 
SETEMBRO
| IDENTIDADE E AUTONOMIA | ·      HIGIENE COMUNITÁRIA ·      BRINCADEIRAS DIVERSAS | 
| MOVIMENTO | ·      AMPLIAÇÃO PROGRESSIVA DA DESTREZA | 
| MÚSICA | ·      APRECIAÇÃO MÚSICAL | 
| ARTES VISUAIS | ·      OBSERVAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE IMAGENS DIVERSAS. | 
| LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | ·      CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. | 
| NATUREZA E SOCIEDADE | ·      MEIO AMBIENTE: ANIMAIS ·      TRADIÇÕES CULTURAIS | 
| MATEMÁTICA | ·      NOÇÕES DE TAMANHO | 
3ª ETAPA:OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO
OUTUBRO
| IDENTIDADE E AUTONOMIA | ·      PARTES DO CORPO, FUNÇÕES. | 
| MOVIMENTO | ·      HABILIDADES MANUAIS | 
| MÚSICA | ·      INTERPRETAÇÃO DE MÚSICAS E CANÇÕES DIVERSAS. | 
| ARTES VISUAIS | ·      EXPLORAÇÃO DE MOVIMENTOS GESTUAIS | 
| LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | ·      USO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS | 
| NATUREZA E SOCIEDADE | ·      MEIO AMBIENTE: PLANTAS ·      TRADIÇÕES CULTURAIS. | 
| MATEMÁTICA | ·      LATERALIDADE: EM CIMA, EM BAIXO. | 
NOVEMBRO
| IDENTIDADE E AUTONOMIA | ·      SENTIDOS (OUVIR, FALAR, CHEIRAR, TOCAR, SENTIR GOSTO) | 
| MOVIMENTO | ·      HABILIDADES MANUAIS | 
| MÚSICA | ·      INTERPRETAÇÃO DE MÚSICAS E CANÇÕES DIVERSAS. | 
| ARTES VISUAIS | ·      EXPLORAÇÃO DE MOVIMENTOS GESTUAIS | 
| LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | ·      USO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS | 
| NATUREZA E SOCIEDADE | ·      MEIO AMBIENTE: PLANTAS ·      TRADIÇÕES CULTURAIS. | 
| MATEMÁTICA | ·      LATERALIDADE: EM CIMA, EM BAIXO. | 
DEZEMBRO
| IDENTIDADE E AUTONOMIA | ·      CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE. | 
| MOVIMENTO | ·      HABILIDADES MANUAIS | 
| MÚSICA | ·      INTERPRETAÇÃO DE MÚSICAS E CANÇÕES DIVERSAS. | 
| ARTES VISUAIS | ·      EXPLORAÇÃO DE MOVIMENTOS GESTUAIS | 
| LINGUAGEM ORAL E ESCRITA | ·      USO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS | 
| NATUREZA E SOCIEDADE | ·      MEIO AMBIENTE: PLANTAS ·      TRADIÇÕES CULTURAIS. | 
| MATEMÁTICA | ·      LATERALIDADE: EM CIMA, EM BAIXO. | 
 
 
