Planejamento Anual para Maternal 2 para trabalhar Natureza/Sociedade
Planejamento Anual para Maternal 2 para trabalhar Natureza/Sociedade
OBJETIVO GERAL
Proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
- Estimular o conhecimento da história brasileira, através das principais Datas Comemorativas.
- Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
- Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
- Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDOS
- Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Semana do Trânsito, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal dentre outras.
- Calendário (relação espaço tempo).
- Família.
- Escola (ambiente/colegas).
- Horticultura e jardinagem.
- Animais.
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
- Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
- Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
- Montagem do mural de auto-retrato com o nome de todos os alunos da sala.
- Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
- Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
- Levar a criança a ter contato com fenômenos climáticos, como: dia/ noite dia nublado/ ensolarado, chuvoso Calor/ frio Sol/ lua/ estrela/ nuvem
- Identificar os tipos de vestimentas para as ocasiões climáticas.
- Plantação de mudas e flores.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Giz de cera, cola, EVA, papel pardo, jogos pedagógicas, sucatas, CDs, aparelho de som, brinquedos, livros, revistas, gibis, quebra cabeça, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
Planejamento Anual para Maternal 2 para trabalhar Identidade e Autonomia
OBJETIVO GERAL
Oportunizar a construção da identidade e autonomia da criança a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
- Estabelecer vínculos com adultos e colegas e trabalhar ações de autocuidado (higiene, alimentação e repouso).
- Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
- Estimulação dos 5 sentidos ( ouvir, falar, cheirar, tocar, sentir gosto)
- Necessidades do corpo (alimento, água, ar, calor, luz)
- Discriminação entre liso e áspero.
- Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
- Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
- Habituá-los a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
- Permitir que a criança seja independente.
- Deixar as crianças explorarem ao máximo os objetos e brinquedos.
- Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
- Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
- Levar a criança a participar das atividades de grupo.
- Comunicação e expressão de desejos
- Identificar os tipos de vestimentas para as ocasiões climáticas.
CONTEÚDOS
- Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
- Esquema corporal.
- Órgãos dos sentidos: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
- Texturas (liso e áspero).
- Alimentos.
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
- Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
- Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
- Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
- Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
- Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
- Apresentação de alimentos.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Giz de cera, fantoches, cola, EVA, papel pardo, jogos pedagógicas, sucatas, CDs, aparelho de som, brinquedos, livros, revistas, gibis, quebra cabeça, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
Me siga nas redes Sociais
GRUPO NO FACEBOOK