Brinquedos e brincadeiras do folclore brasileiro

 

Brincadeiras do Folclore


O que são

Além dos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras. As brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração para geração. Muitas delas existem há décadas ou até séculos. Costumam sofrer modificações de acordo com a região e a época, porém, a essência das brincadeiras continua a mesma da origem.

Grande parte das brincadeiras folclóricas envolve disputas individuais ou em grupos. Possibilitam também a integração e o desenvolvimento social e motor das crianças. 


A preservação destas brincadeiras é muito importante para a manutenção da cultura folclórica. Por isso, são muito praticadas, principalmente, durante o mês de agosto que é destinado ao folclore.


Jogos, brincadeiras e brinquedos do folclore:


Soltar pipa: as pipas, também conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel. Coloridas, são empinadas (soltadas) pelos meninos em dias de vento. Com uma linha, os garotos conseguem direcionar e fazer malabarismos no céu.
Estilingue: também conhecidos como bodoques, são feitos de galhos de madeira e borracha. Os meninos usam pedras para acertar alvos (latas, garrafas e outros objetos). 

Pega-pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa  ter que fazer o mesmo.

Esconde-esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base. 

Bola de gude: coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega.


Boneca de pano: feitas pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças integrantes de uma família imaginária.

Pião: a brincadeira de pião ainda faz muito sucesso, principalmente, nas regiões do interior do Brasil. Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força. Muitas crianças pintam seus piões. Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.

Brincadeiras coletivas com músicas, desafios, rimas e interação: exemplos: "Pirulito que bate, bate", "Escravos de Jó", "Boca de forno", "Passa anel", "Chapéu de três pontas" e "Batata quente".



Brincar de cavalinho de pau, era bem divertido.
Em outros estados brasileiros, essa brincadeira muda de nome. Bolinha de Gude também é conhecida, entre outros, pelos seguintes nomes: burcaburquinhabalebabilabilocabiloscabirocabiroscabolinha de gudebolitabolebabugalhobulicaburicacabeçulinha (pronunciada "cabiçulinha")caroloclicafubecaguelaspeca (pronunciada "pêca")petecapilicapinicaquilicatilica e ximbra



Pião (ou pinhão, como é chamado em algumas partes do Brasil, em corruptela de pião; xindire, em Maputon'teco, em Nampula e mbila, no Niassa, em Moçambique  é o nome dado em português aos vários tipos de brinquedo que consistem, na brincadeira clássica e antiga, em puxar uma corda enrolada a um objecto afunilado, geralmente de madeira ou plástico e com uma ponta de ferro, colocando-o em rotação no solo, mantendo-se erguido. Atualmente, há novos materiais para piões e esses materiais permitem girá-los sem a utilização de uma corda. Nos piões mais antigos, a corda é o intermediário que transmite a força motriz dos braços, fazendo girar o pião em movimentos circulares em torno do próprio eixo que, em equilibro, gira (por causa da inércia) até perder sua força e parar.



Pular corda ou saltar corda é uma brincadeira tradicional que envolve grande atividade física e coordenação motora.

Cantigas de roda (também conhecidas como cirandas ou brincadeiras de roda) são brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. São uma grande expressão folclórica, e acredita-se que pode ter origem em músicas modificadas de um autor popular ou nascido anonimamente na população.

           


pipa (português brasileiro) ou papagaio de papel (português europeu), também chamada de papagaiopandorga ou raia, é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.

É composta de papel que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Conforme o modelo pode contar com uma rabiola que pode ser de sacola, que é um adereço preso na parte inferior para proporcionar estabilidade, aerodinâmica e equilíbrio.
É um dos brinquedos mais utilizados por crianças, adolescentes e até adultos. Na maiorias das vezes, não há um local apropriado para a prática desta brincadeira.






Aqui vou postar algumas ideias interessantes que achei pela internet e ao final, os links ok?



http://www.ensinandocomcarinho.com.br/2016/08/roleta-do-folclore.html?utm_source=bp_recent&utm-medium=gadget&utm_campaign=bp_recent


Resultado de imagem para murais sobre o folclore

imagem do Google.

Resultado de imagem para murais sobre o folclore


Resultado de imagem para murais sobre o folclore
imagens google.

Lembrancinha: Personagens folclóricos reciclados
imagens google

Curupira de garrafa pet

imagem pinterest

projeto folclore educação infantil - Pesquisa Google

imagem pinterest



Me siga nas redes Sociais


GRUPO NO FACEBOOK

Canal no YouTube 
Canal Tia Tati Maluquinha clique aqui


Postagens mais visitadas deste blog

Filme MEU MALVADO FAVORITO 4 assista GRATUITAMENTE no drive.

Simulados de Matemática – 5º Ano com Gabarito e Arquivo Editável (BNCC)