Projeto sobre o DIA DO LIVRO INFANTIL - 18 de abril Dia de Monteiro Lobato
18 de abril: Dia Nacional do Livro Infantil
Trabalhando – Monteiro Lobato
- Discuta com seus alunos a escolha da data 18 de abril para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil. É a data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, em 1882. Fale da importância que esse autor tem para o cenário da literatura nacional e apresente uma breve biografia e fotos do autor para que as crianças se familiarizem. Comente, também, que ele possui o título de “pai da literatura infantil brasileira”.
- Pergunte às crianças se elas conhecem a obra O Sítio do Picapau Amarelo, questione quais personagens elas se lembram. Divida a turma em grupos e ajude-os a confeccionar fantoches simples com os personagens do Sítio. Crie um enredo acessível, com base na história de Lobato, para a idade da turma, de forma que possam brincar de teatro de fantoches. Combine com os familiares os materiais necessários que devem ser levados para a escola com antecedência. As crianças vão amar a experiência de brincar e dialogar com fatos históricos e folclore nacional.
- Promova uma troca de leitura entre os alunos, em que turmas mais velhas possam ler para as turmas mais novas. Monteiro Lobato reescreveu fábulas de Esopo e La Fontaine, que podem ser trabalhadas, como: O julgamento da ovelha, O pastor e o leão, A coruja e a águia, entre outras. Todas essas fábulas possuem uma lição de moral, que serve para criar debates com os alunos e promover a criticidade. Você também pode incentivar a criação artística por meio de desenhos e pinturas das personagens retratadas.
- Procure incentivar os pais a lerem obras de Monteiro Lobato para as crianças durante a semana do Dia Nacional do Livro Infantil. Quando uma criança vem de uma família de leitores, e quando tem a oportunidade de ter um professor que valoriza a literatura, ela tende a ganhar vocabulário, criatividade e uma leitura mais fluida rapidamente. Sugira Viagem ao Céu, Reinações de Narizinho, Histórias de Tia Nastácia e Jeca Tatuzinho para facilitar os debates sobre o tema.
Reúna várias obras infantis do escritor Monteiro Lobato em cima de um tapete na sala ou de uma colcha para criar um ambiente aconchegante. Coloque almofadas no chão e enfeite a sala com as personagens do autor, bonecos e imagens da Emília, do Saci, do Pedrinho e das outras. Reserve um tempo para que os alunos possam deitar-se confortavelmente no chão e desfrutarem uma leitura prazerosa. Depois, você pode pedir para que falem um pouco sobre as características das histórias que leram.
- Durante a semana do Dia Nacional do Livro Infantil, solicite às crianças que escolham de qual personagem do Sítio do Picapau Amarelo elas gostaram mais. Peça que pensem nas características físicas e na personalidade dessa personagem. Depois, promova uma oficina de criação de poeminhas, em que as crianças poderão expressar a razão de terem escolhido essa personagem para homenagear. Por fim, elas devem ilustrar a personagem para enfeitar os poemas. Você pode ajudá-las colocando as características das personagens escolhidas no quadro de giz.
Me siga nas redes Sociais