Projeto DIA DO ÍNDIO
19 de abril: Dia do Índio
- Em um calendário, junto com as crianças, marque com cores diferentes o Dia do Índio. Procure explicar que se usam numerais para marcar os dias, as datas.
- Caso haja comemoração na escola do Dia do Índio, ensine as crianças o significado de algumas palavras indígenas para que elas conheçam.
- Falar dos povos indígenas é falar da natureza, riqueza linguística e cultural, resistência e diversos temas sempre atuais. Promova discussões acerca do tema com os alunos, incentivando a criticidade deles e abordando a necessidade de respeitarmos as pessoas com ascendência indígena e seus costumes.
- Fale às crianças sobre os costumes dos indígenas brasileiros, sobre seus hábitos alimentares, palavras e o que herdamos deles.
- Mostre aos alunos imagens de indígenas de todo o Brasil. Em seguida, solicite que desenhem o que viram e o que mais gostaram.
- Monte um mural com as imagens de indígenas e objetos utilizados por eles. Se houver na escola algum contato com representantes de uma tribo indígena, solicite-lhes a presença para demonstração de seus hábitos e costumes.
- É importante que as crianças percebam que não existe apenas um tipo de indígena no Brasil. Entre esses povos, a diversidade cultural é imensa. Por isso, leve imagens de diferentes nações com seus respectivos costumes, utensílios e moradias. Procure levar, também, imagens de indígenas que vivem em nossa sociedade, e não apenas os isolados. Quebrar certos estereótipos é fundamental para não permitir o apagamento dessa etnia.
- Ressalte, por meio de figuras, a arte produzida pelos indígenas, mostrando e valorizando sua riqueza e sua importância. Distribua argila para os alunos para que eles produzam a própria arte.
- Que tal conversar sobre lendas com seus alunos? As lendas brasileiras, em sua maioria, têm origem indígena e são aliadas na hora de falar sobre a cultura desses povos, pois as histórias têm um papel fundamental na educação das crianças aldeãs. Os alunos vão adorar ouvir sobre as famosas personagens do folclore brasileiro: Yara, Caipora, Curupira, Boitatá, Boto-cor-de-rosa, Cuca etc. Após a narração das histórias, incentive os alunos a desenhar e pintar as personagens que mais gostaram.
- Antecipadamente, pesquise informações sobre os indígenas brasileiros, por exemplo, cantigas, religiosidade, alimentação, formação arquitetônica das aldeias etc. Explorar a realidade dos indígenas é importante para desmistificar.
- Converse sobre a tradição das pinturas e desenhos nos corpos que os indígenas têm. Comente sobre seus significados, exemplificando que existem pinturas diferentes para cada ocasião, desde sentimentos felizes aos sentimentos de revolta pelos problemas enfrentados pelos povos. Leve alguns desses grafismos para a sala e os deixe amostra. Disponibilize material para que cada criança faça o próprio grafismo e atribuam um significado para ele relacionado a algum sentimento.
- Leve para a sala de aula exemplos de palavras com origem indígena, mas hoje, incorporadas à língua portuguesa. Alguns exemplos são: tamanduá, carioca, pipoca, peteca. Peça que pesquisem em casa outros exemplos de palavras com essa origem e discutam em sala os resultados.
Apresente filmes e estimule uma produção textual, artística ou um debate com seus alunos acerca de todo o assunto trabalhado sobre a temática da cultura indígena. Na internet é possível encontrar vários documentários disponibilizados on-line e, se possível, reproduza um deles em sala de aula ou peça às crianças que assistam em casa para a realização da atividade em classe.
- Solicite na agenda que cada aluno traga uma garrafa PET vazia. Utilize grãos de feijão para encher as garrafas e reproduzir os sons de instrumentos indígenas.
- Confeccione, com material reaproveitado, um maracá ou um chocalho, que são instrumentos musicais indígenas, e incentive os alunos a conhecerem os sons feitos por esses instrumentos. Mostre, também, outros exemplos de utensílios utilizados por eles para criar música.
- Reúna as crianças em círculo reproduzindo a dança indígena, com movimentos circulares sequenciando batidas de mãos e pés.
- Explique às crianças que os indígenas também se comunicam por meio de suas músicas e de suas danças.
- Confeccione cocares com E.V.A. colorido e decore como quiser. Cole as penas (artificiais ou de palha) e feche com grampeador. Em seguida, brinque com as crianças.
- Proponha modelagem de utensílios indígenas com argila.
- Promova um lanche coletivo em sala, com comidas típicas indígenas: cocada, frutas, verduras, bolo de milho. Essa é uma forma significativa de resgatar elementos dessa cultura. Os alunos serão fundamentais na construção da atividade, pois cada um trará de casa uma comida típica – solicite na agenda.
- Peça aos alunos que representem, por meio de desenhos, a moradia dos indígenas e colem palha seca na oca do índio.
- Apresente fotos de aldeias indígenas brasileiras e converse com as crianças sobre as diferenças entre o modo de vida nas cidades e o modo de vida nas aldeias. Converse sobre os cuidados que as crianças indígenas devem ter por morar, muitas vezes, próximas às matas.
Boa leitura!
Me siga nas redes Sociais