Emocionômetro: o termômetro das emoções

 

Emocionômetro: o termômetro das emoções


O emocionômetro ou o termômetro das emoções é um recurso educativo que pode ser utilizado por pais e professores para ensinar às crianças a identificar, medir e regular suas emoções e seus sentimentos.
Através do Emocionômetro podemos identificar o que sentimos e dar-nos conta se a emoção é muito intensa ou não. Isso nos permitirá entender também o motivo pelo qual nos sentimos mal.
Por exemplo, podemos sentir-nos tristes porque um amigo nosso vai se mudar para outra cidade. Essa situação pode causar uma tristeza intensa ou não. Caso seja muito intensa, é importante mostrar à criança que deve aprender a deixa-la ir. Ela pode transformar a tristeza em uma doce lembrança. E para reduzir a tristeza, pode escrever uma carta ao amigo, falar por telefone ou por chat.
Como atividade, o emocionômetro pode ser muito útil para que a criança adquira consciência emocional, ao desenvolver a capacidade de reconhecer suas próprias emoções. Dessa forma, também será possível que melhore cada dia sua empatia, ou seja, sua capacidade de perceber os sentimentos dos demais.
Além disso, pode ser um ótimo auxílio para reforçar o aprendido com o Emocionário.

Como usar o termômetro das emoções?

O emocionômetro pode ser utilizado cada dia, uma vez por semana, ou em situações que você considere importante. Imagine que seu filho estava brincando com outras crianças e uma delas o machuca. Ele começa a chorar. A princípio você não sabe o que houve.
Abaixe-se para conversar com seu filho. Olhando em seus olhos e estando a seu mesmo nível, pergunte-lhe o que passou? No lugar de julgar o ocorrido ou de ignorar o sentimento da criança, dê-lhe o emocionômetro. Peça que ele diga que emoção está sentindo. Provavelmente dirá que tristeza ou raiva. Deixe que ele lhe mostre a intensidade da emoção.
Uma das coisas importantes é falar sobre a emoção. Perguntar-lhe o que poderia fazer para que a tristeza ou a raiva passasse.
Lembre-se, o termômetro das emoções serve sempre que possamos nós adultos ajuda-los não apenas a identificar o que sente, mas também a medir e a administrar essas emoções.

Alguns exemplos de emocionômetro:

Veja alguns exemplos de emocionômetros feitos por mães e professores para trabalhar as emoções com as crianças.
exemplo de termometro das emocoes
emocionometro
exemplo de emocionometro
termometro das emocoes recurso educativo
termometro das emocoes
termometro dos sentimentos

Comprar termômetro dos sentimentos

Caso você não seja muito dado às manualidades, mas igualmente queira ter o emocionômetro, uma opção é o Kit de detector de emoções, criado pelas psicólogas Patrícia Nolêto e Thaís Moraes. Indicado para crianças entre 4 e 10 anos, esse é um recurso para a regulação das seis emoções básicas: alegria, amor, medo, nojo, tristeza e raiva.
kit detector de emocoes
kit termometro das emocoes
kit termometro dos sentimentos

Postagens mais visitadas deste blog

Filme MEU MALVADO FAVORITO 4 assista GRATUITAMENTE no drive.

Simulados de Matemática – 5º Ano com Gabarito e Arquivo Editável (BNCC)