Atividades Escolares Remotas: PRODUÇÃO DE TEXTO e Texto interdisciplinar – Emília e as Frações – Monteiro Lobato

 

Diário de Registro de Atividades Escolares Remotas

 

Etapa: 4º ANO

Data da Atividade: 20/07/2020

Componente Curricular: Produção de texto

Temática da Aula: – Produção de texto (escrita compartilhada e autônoma) – Anúncio

Objeto do Conhecimento: Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma) – Ortografia _ Sinais de pontuação.

Habilidades:

(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciarão (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Competência: Ler, interpretar, ilustrar e escrever variados tipos de textos, demonstrando compreensão, fluência, velocidade e precisão, sendo capaz de formar seus próprios juízos e seus estilos, linguagens, recursos e conteúdos.

Recursos Didáticos: Celular, computador ou notebook,  apostila xerocada, lápis, borracha.

Desenvolvimento: Atividades postadas no grupo da sala,e blog da escola, apostila entregue na secretaria da escola.

Carga Horária: 1 aula

Avaliação: Avaliação contínua, com correção da produção de texto enviada no whatsApp particular.

Professor (a): Zilamar Maria Vieira

 —————————————————————————————————————

CONTEÚDO: PRODUÇÃO DE TEXTO

VAMOS FAZER UMA LETRA BEM BONITA E CAPRICHADA

Leia atentamente e responda:

Perdeu-se

 

1)    De que se trata o anuncio?

2)    Qual o nome da cadelinha?

3)    Quem colocou o anuncio?

4)    Qual a descrição da cadelinha?

5- Como entrar em contato com a dona?

6- O que a dona quis dizer com “gratifica-se bem”?

7- Faça aqui o anúncio de alguma coisa que você perdeu.

Texto interdisciplinar

Emília e as Frações
Monteiro Lobato

Dona Benta, levantou-se para atender alguém que vinha procura-la.
__Que é que você quer rapaz?
__É que vim trazer para mercê um presente que o coronel mandou. São duas melancias. __ Traga-as aqui! Disse dona Benta, Mas Narizinho e Pedrinho já haviam corrido na frente e vinham voltando com as duas melancias.
__Faca tia Anastácia! Gritou Emília. Faca bem amolada e uma bandeja, depressa.
__Quer que parta, Sinhá? – perguntou.
Dona Benta respondeu que sim, e com muita habilidade tia Anastácia picou a melancia em 8 fatias.
__Ótimo! Esta melancia veio mesmo ilustrar o que eu ia dizer: Ela era um inteiro, tia Anastácia picou em pedaços ou frações.
__Se o pedaço de melancia é fração, vivam as frações! Gritou Pedrinho.
__ Pois fique sabendo que é! Disse o visconde. Uma melancia inteira é uma unidade. Um pedaço de melancia é uma fração dessa unidade. Se a unidade ou a melancia for partida em dois pedaços IGUAIS, esse dois pedaços formam duas frações – DOIS MEIOS.

AGORA É COM VOCÊ!
a)Em quantos pedaços foram divididos a melancia?_____________________
b)Que fração representa os pedaços divididos?_________________________
c)Se Anastácia tivesse partido as 2 melancias, quantos pedaços seriam?______
d)Uma melancia inteira é um __________________________
e)Represente a melancia partida em dois pedaços iguais.
f) Juntando estes dois pedaços, forma-se o __________________

2) Responda e complete pelos desenhos:

a)Em quantas partes o inteiro foi dividido?_______
b) Quantas partes foram coloridas?_____________
c) Qual é o numerador dessa fração?___________
d) Qual é o denominador?___________________
e) Escreva a fração: _____
f) Leitura da fração_______________________

3) Resolva:

a) Em quantas partes o inteiro foi dividido?______
b) Quantas partes foram tomadas?_____________
c) Qual é o numerador dessa fração?___________
d) E o denominador?______________________
e) Escreva a fração._______________________
f) Leitura da fração______________________

Chocolate em Pedaços

Mateus, Lucas e Pedro compraram barras de chocolate.
Mateus dividiu seu chocolate em nove partes.
Lucas dividiu o seu em seis e Pedro dividiu o dele em três partes.
Cada um comeu uma parte do seu chocolate.
Represente, colorindo nas barras o que as crianças comeram:

a) Quem comeu o pedaço maior?___________________
b) E o pedaço menor?___________________________
c) Quanto falta para Lucas comer a metade da barra de chocolate?______
d) Quanto falta para Pedro comer a barra inteira?___________________

 Fique sempre bem informado,

INSTAGRAM com MAIS DE 25 MIL SEGUIDORES

TELEGRAM

GRUPO NO FACEBOOK COM MAIS DE 41 MIL MEMBROS

Canal no YouTube 

Canal Tia Tati Maluquinha clique aqui 

Postagens mais visitadas deste blog

Filme MEU MALVADO FAVORITO 4 assista GRATUITAMENTE no drive.

Simulados de Matemática – 5º Ano com Gabarito e Arquivo Editável (BNCC)