Dinâmicas para o primeiro dia de aula: escravos de Jó
Dinâmicas para o primeiro dia de aula: escravos de Jó
Esta cantiga Escravos de Jó é uma brincadeira de roda, de origem africana muito popular e que exige agilidade e concentração.
Recursos para a dinâmica escravos de Jó
Pedrinhas
Copos de plástico
Execução para a dinâmica escravos de Jó
- Cada aluno tem na mão direita um objeto igual (pedrinha, copo plástico etc).
- Sentados em roda começam a cantar a cantiga marcando o ritmo, passando o objeto ao vizinho da direita e recebendo com a mão esquerda o objeto da vizinho da esquerda, trocando-o rapidamente de mão.
- Quando a letra disser “zigue, zigue, zá”, o objeto é retido na mão direita, e só passado para a pessoa da direita na última palavra.
- Escravos de Jó, jogavam caxangá. Tira, põe, deixa ficar… Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá, Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá.
A dinâmica do escravos de Jó tem cinco níveis. Na primeira vez, é cantada a música com a letra tradicional. Na segunda, a melodia é entoada apenas com os sons de “lá-lá-lá” no mesmo ritmo. Na terceira, os jogadores apenas murmuram a melodia no mesmo ritmo. Na quarta, sem nenhum som, os jogadores movimentam os objetos; apenas as batidas na mesa dão o ritmo da cantiga. No quinto nível, os jogos recomeçam acelerando o ritmo.
Veja outras dinâmicas já postadas
INSTAGRAM com MAIS DE 22 MIL SEGUIDORES
TELEGRAM
GRUPO NO FACEBOOK COM MAIS DE 38 MIL MEMBROS
Canal no YouTube