Trabalhando emoções, sentimentos e expressões faciais com BNCC

 Trabalhando emoções, sentimentos e expressões faciais com BNCC

Trabalhando emoções, sentimentos e expressões faciais com BNCC


Com esta atividade educativa as crianças podem aprender, de uma forma lúdica, sobre os sentimentos que nos cercam e, ainda, compreender os seus próprios sentimentos e identificar suas emoções. Por meio das brincadeiras, mímicas faciais e gestos o professor pode abordar uma variedade de emoções, mostrando às crianças a importância da expressão dos seus sentimentos e da sua comunicação. Esta atividade também proporciona às crianças o conhecimento de suas próprias capacidades expressivas e as das outras pessoas, a ampliação de sua comunicação além do desenvolvimento de sua motricidade harmoniosa.

Para os meninos



Para as meninas 


Sugestões de Trabalho

  •  Mostre as carinhas ilustradas na folha de atividades e converse com as crianças sobre os sentimentos. Deixe que se manifestem através de expressões faciais. Diga às crianças que, as vezes, é normal sentir-se triste, irritado ou assustado.
  •  Proponha a brincadeira de observação das expressões faciais no espelho. Leve a turma para uma sala com espelho e convide-os a fazer caretas na frente do espelho. Deixe as crianças explorarem suas expressões de maneira espontânea ou direcionada, sendo que neste caso você pode solicitar a elas que façam cara de felicidade, tristeza ou raiva, por exemplo. Você pode ainda mostrar uma imagem que enfatize a expressão facial de um sentimento e pedir que as crianças a imitem.
  •  Apresente às crianças a atividade educativa proposta na ficha. Oriente-as a ligar o desenho com a expressão de cada criança ao balão que corresponde ao sentimento.
  •  Faça a leitura de histórias ou cante músicas que retratam situações que levam a determinados sentimentos. Por exemplo, você pode trabalhar com a música infantil " Pintinho Amarelinho " e pedir às crianças que imitem o piado do pintinho fazendo expressões de medo e, depois, expressão de bravo como se fosse o gavião. Trabalhe também com atividades nas quais as crianças se divirtam bastante e achem engraçado, por exemplo, brincar com fantasias.
  •  Brinque com as crianças de mímica dos sentimentos. Confeccione um jogo de cartas dos sentimentos, colando em cada carta um rostinho com expressões diferentes. Cada criança terá a sua vez de virar uma carta, sem que os outros vejam. A criança que virou a carta deverá imitar a expressão sorteada para que os outros adivinhem qual foi.
  •  Desenhe ou cole em uma cartolina diversas carinhas com expressões de sentimentos (felicidade, tristeza, medo, assustado, irritado, etc.). Solicite a cada criança que aponte a carinha que mais demonstre a maneira que ela está se sentindo naquele momento e que conte o motivo daquela sensação. A criança pode, por exemplo, estar feliz porque está participando de uma brincadeira, ou estar irritada porque um colega tirou um brinquedo da sua mão, etc. Deixe que exponham seus sentimentos.
  •  Você pode também, com a ajuda das crianças, confeccionar máscaras de cada uma das expressões trabalhadas. As crianças vão adorar!

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGOCAMPOS DE EXPERIÊNCIAOBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI01EO04O eu, o outro e o nósComunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
EI01CG01Corpo, Gestos e MovimentosMovimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
EI01CG03Corpo, Gestos e MovimentosImitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
EI01EF06Escuta, Fala, Pensamento e ImaginaçãoComunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
EI02EO04O eu, o outro e o nósComunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
EI02CG01Corpo, Gestos e MovimentosApropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
EI02CG05Corpo, Gestos e MovimentosDesenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
EI02EF01Escuta, Fala, Pensamento e ImaginaçãoDialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

Eixos de Trabalho




EIXO
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
MovimentoExpressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
MovimentoAperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Linguagem oral e EscritaUso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e EscritaParticipação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
Natureza e SociedadeConhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.


Fique sempre bem informado,

INSTAGRAM com MAIS DE 21 MIL SEGUIDORES

TELEGRAM

GRUPO NO FACEBOOK COM MAIS DE 37 MIL MEMBROS

Canal no YouTube 

Canal Tia Tati Maluquinha clique aqui 


Postagens mais visitadas deste blog

Filme MEU MALVADO FAVORITO 4 assista GRATUITAMENTE no drive.

Simulados de Matemática – 5º Ano com Gabarito e Arquivo Editável (BNCC)