SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIA DOS PAIS - 1º ao 3º anos



SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIA DOS PAIS

Ano: 1 ao 3º

Duração: Dependerá muito da criatividade do professor;

TEMA: PAIS

Justificativa: Esta sequência didática tem o propósito de envolver
o tema DIA DOS PAIS no dia-a-dia dos alunos em sala de aula, com
o intuito de promover a aprendizagem, bem como a consciência e a
valorização dos sentimentos e valores familiares. 

Objetivo Geral: Utilizar a semana do dia dos pais como um
importante elemento que possa inserir, através da
interdisciplinaridade, valores, pensamento critico, resgate de
memórias e experiências vivida.

Objetivos específicos:
   Reconhecer o pai como um importante membro na família e na
sociedade;
   Suscitar a valorização dos pais;
   Levar a criança a demonstrar sua gratidão ao papai.
Estratégias: Durante a semana propor diferentes atividades, tais
como:
 Escrita de cartas, bilhetes, receitas, músicas, poemas, mensagens;
  Roda de conversa sobre a importância do dia dos pais; a vida do pais
(times, gostos, músicas que os pais gostam, trabalho);
  Confecção de cartazes, cartões para o papai; recorte e colagem;
mural;  construção de um livrinho e confecção do presente.

Habilidades a serem desenvolvidas:

Linguagem Oral e Escrita:
Utilizar a linguagem oral para conversas, comunicar e expressar seus
desejos.

Relatar situações vivenciadas no cotidiano progressivamente;
Produzir textos individuais ou coletivos oralmente para diversos fins.
Realizar uma pesquisa;
Uso de caça-palavras;
Recontar o enredo de uma situação para os colegas.
Trabalhar com listas (Coisas que o papai costuma fazer, presentes,
etc.)

Matemática:
Pesquisar o pai sobre os valores da cesta básica, salário e contas de
consumo em casa. (Sistema Monetário), (Problemas envolvendo
adição e subtração); Pode-se trabalhar com listas de compras.

Ciências:
Pesquisar o tipo de alimentação dos pais;

Artes:
Confecção de um cartão com o desenho do pai, acompanhado de
poemas e versos;
Confecção de Diplomas para os pais;
Trabalhar com músicas;

História:
Pesquisar sobre a história de vida dos pais e dos avós;
Exposição de vídeos;

Recursos: Livros e revistas (fontes de informações) papeis
colorido, cola, tesoura, notebook e maquina fotográficas.

Avaliação: Será continua de forma sistemática ao longo do
processo de aprendizagem.

Postagens mais visitadas deste blog

Filme MEU MALVADO FAVORITO 4 assista GRATUITAMENTE no drive.

Simulados de Matemática – 5º Ano com Gabarito e Arquivo Editável (BNCC)