Postagens

Números em Tangram

Imagem
  O RESTANTE DE PUBLICAÇÃO ENCONTRA-SE NO SITE DA AUTORA, CLIQUE NO LINK A SEGUIR: NOTEBOOK DA PROFESSORA Fique sempre bem informado, INSTAGRAM com MAIS DE 25 MIL SEGUIDORES INSTAGRAM CLIQUE >>AQUI<< TELEGRAM GRUPO COM MAIS DE 11 MIL EDUCADORES REUNIDOS GRUPO NO FACEBOOK COM MAIS DE 41 MIL MEMBROS Práticas e Projetos Educação Infantil e Fundamental   Canal no YouTube  Canal Tia Tati Maluquinha clique aqui  

Tangram em sala de aula: modelos para imprimir

Imagem
  Tangram em sala de aula: modelos para imprimir Tangram em sala de aula: modelos para imprimir Queridos, O Tangram é uma atividade maravilhosa, que desenvolve o raciocínio e a criatividade. É um quebra-cabeça composto por 7 peças geométricas. Para jogar, basta formar objetos, animais, etc., com as 7 peças, sem deixar sobrar nenhuma. Quanto mais a pessoa joga, mais habilidosa fica, uma vez que vai desenvolvendo estratégias que vão sendo aproveitadas na composição seguinte. Há várias formas de trabalhar o tangram, sem restringi-lo ao conteúdo de Figuras Geométricas. A criança ou o jovem, ao receber o modelo, procura reproduzi-lo, com as peças do tangram. Sugiro que, após a montagem do desenho, o participante faça uma cópia dele e crie sobre este esboço, complementantdo com cores, aplicação de tecidos, texturas e formas, de acordo com a necessidade da atividade. Há vários sites que disponibilizam as peças para impressão. Você pode imprimir e fazer cópias para cada participante. Você ...

COMO FAZER UM PLANO DE AULA TODAS AS ETAPAS

Imagem
  COMO FAZER UM PLANO DE AULA... Vamos por etapas: É comum professores cometerem um grave erro ao montarem um Plano de aula: fazê-lo para si próprio. O Plano de aula deve ser feito para o aluno! Como assim?! Você deve estar se perguntando...  É simples: o centro de um Plano de aula é, sem dúvida, o aluno! Como vai aprender e como vai receber o que você está propondo. É preciso fazer com que o aluno estude para aprender e não para "passar de ano" e você só conseguirá isto se fizer um Plano de aula, onde ele (o aluno) é o "tema central". Mas o que eu, como professor(a), penso não conta? É claro que sim, pois nós, educadores, somos os responsáveis por propiciar situações em que o aluno se aproprie do conhecimento. Lembre-se: o aluno não é um ser que não sabe nada e vai à escola para aprender tudo com o professor, que é o detentor do saber.  Agora que já "sabe" que o tema central do Plano de aula deve ser o aluno, você deve preocupar-se em criar situações inte...

Dicas para Relatório para educação Infantil.

Imagem
  Dicas para Relatório para educação Infantil. ÁREA SOCIAL E AFETIVA  Adaptou-se com naturalidade. / Ainda não completou seu processo de adaptação.  Ainda mostra-se resistente ao atender algumas regras da escola.  É assíduo e pontual.  Ainda não respeita os pertences dos alunos.  Aceita esperar sua vez.  Distingue os diferentes momentos e situações dentro da escola, respeitando-as.  Participa das atividades em grupo demonstrado interesse e cooperação.  Tem preferência por atividades individuais.  Tem bom relacionamento com todos que convive.  Relaciona-se progressivamente com mais crianças, com outros professores e com demais profissionais da escola.  Apresenta-se seguro em suas ações(ainda não...)  Demonstra ter imagem positiva de si, ampliando suas autoconfiança e identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.  Valoriza o diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.  ...